quarta-feira, 11 de julho de 2012

Gosto tanto de ver :)

Confirmo que gosto mais de ver cozinhar do que cozinhar. Eu sei que não devo ser a única :)) mas é que por uns tempos andei convencida de que a cozinha era um bom sítio para dar asas à minha criatividade. 
Gostar, gostar, gostar, gosto é de ver pessoas felizes a cozinhar. Sinto-me na 1ª fila de um espetáculo de movimentos, cores, cheiros, sabores, técnicas, segredos, concentração e muito, muito prazer naquilo que se está a fazer. E eu ali, a ver e a aproveitar tudo, usando todos os sentidos, usufruindo de toda a dança.
Apesar de não haver da minha parte nenhuma intenção de julgamento, descoberto ou encoberto, sei que muitas pessoas (como eu) não gostam de estar a ser observadas enquanto cozinham por isso quando estou com alguém num momento mais descontraído eu fico logo de antenas no ar para ver tudo, como quem não quer a coisa. :)
É o que tem acontecido nestes últimos dias e com a autorização dos cozinheiros vou deixar-vos algumas fotografias do que tenho tido a sorte de ver e comer.
As primeiras fotos são de pasta de beringela, as segundas são de lasanha de frutos do mar.

Pasta de beringela, autoria da V.



Lasanha de frutos do mar, autoria do R.



Tenho autorização para vos contar TUDO.
:)
Na pasta começa-se por assar no forno a beringela e alguns pimentos, não esquecendo  uma recomendação importante da autora : picar, antes, a pele da beringela com um garfo. O forno fica a 180º .
Depois de retirar do forno tira-se a pele da beringela e dos pimentos que se cortam aos cubos pequenos.
Faz-se  um refogado com azeite, cebola e alho esmagado, junta-se, depois, a beringela e os pimentos. Mexe-se e vai-se esmagando a polpa da beringela com um garfo.
Esta pasta dura alguns dias no frigorífico e é maravilhosa para barrar tostas ou para acompanhar um prato principal. Podem juntar-se outros ingredientes que se goste, alcaparras, azeitonas cortadas, oregãos, ...

Quanto à lasanha, a diferença está no uso de produtos frescos: tomates, cogumelos, coentros, mexilhão, camarão e massa de ovo sem esquecer, claro está, do gosto especial do cozinheiro. 

Bom dia,
Sílvia

4 comentários:

Trabalho a 4 mãos disse...

Sua privilegiada...
Aproveita bem os mimos... e aponta tudo direitinho, porque vais ter que reproduzir pelo menos essa maravilhosa lasanha;-)
Beijinhos para todas (os)

Trabalho a 4 mãos disse...

Não te preocupes que tenho feito os trabalhos de casa. eheheh
beijinhos e até breve!
Sílvia

Sandra disse...

Bem, essa lasanha..............
até me deixa com água na boca!!
Bjinhos da Alemanha,
Sandra

Raquel Úria disse...

São 16h e já me deixaste a sonhar com o jantar! :)