terça-feira, 20 de março de 2012

Iogurte com sabor a marmelo




Este post podia ter sido escrito pela Sandra já que mostra a geleia de marmelo que ela fez no passado outono. Como tenho um frasquinho cá em casa, lembrei-me de vos dar esta sugestão: aromatizar um iogurte natural com geleia, daquela que sabe mesmo a fruta.
A geleia de marmelo não faz parte das minhas memórias de infância porque não era feita nem consumida lá em casa, por isso gosto desta sem suspeitas, não tem nada a ver com lembranças mas sim com o verdadeiro sabor da fruta neste melado de marmelo.
Já o mel era bastante usado e posso até dizer, sem medo de exagerar, que o meu pai ainda o usa em tudo e acha que cura tudo. Lembro-me de quando era muito pequena e ele estava constipado, fazer uma mistura de ponche e leite quente com mel, bebia, fazia: aaaaahhhhh!! e pronto já estava curado da constipação! A mim parecia-me que aquela garrafa embrulhada em papel prateado era mágica.:))
Este vídeo que vos sugiro hoje está completamente lambuzado de mel e poesia e fez-me lembrar (isto sim!) a minha infância com o ponche mas também com as saídas de casa para ir bater à porta das amigas vizinhas para perguntar:
-Queres brincar?
Foi em casa duma dessas amigas que eu vi a maior quantidade de mel, junta, na minha vida. Penso que o pai da G. teria colmeias porque em casa dela o mel não estava dentro de frascos como na minha mas sim numas vasilhas grandes :))  Lembro-me de ver os favos, de perceber de onde vinha o mel e ficar completamente maravilhada como fiquei ainda hoje ao ver este filme.
Sílvia

2 comentários:

Gisela disse...

A nossa infância, sem dúvidas deixa marcas...mas ainda bem que são boas...cá em casa havia colmeias, há imenso tempo deixaram de existir, as abelhas fugiam para outros locais, ou morriam com os pesticidas!! Mas sem dúvida, o dia em que se colhia o mel, era o evento da época: Começava pela manhã com a voz calma da mãe, "o pai vai tirar o mel!" Nós já nem pensavamos em sair à rua!!! Abelhas por perto!! A E. um dia quis investigar como eram feitas as abelhas, uma delas um pouco mais molenga, talvez debilitada, deixou-se apanhar! Muito interessada na anatomia da abelha! Dois segundos após a "captura" um choro intenso,verdadeiro...debelitada mas com força suficiente para picar os dedinhos da querida E..
Ainda exitem as vasilhas, algumas ainda com mel, uma verdadeira delicia, que ainda se consome para curar as constipações!
O teu filme relata fielmente o processo a que assistiamos cá em casa! É lindo!
Beijinho

Trabalho a 4 mãos disse...

Que bom que gostaste de ver, era mesmo para ti.
beijinhos
Sílvia