quinta-feira, 29 de março de 2012

Amêndoas de Páscoa




Pois bem, a Sandra trouxe ovos e uma salada de nos fazer correr para a cozinha e eu trago as amêndoas para a Páscoa.
Estas amêndoas foram passando de mãos generosas em mãos generosas até chegarem a mim vindas das amendoeiras de Trás os Montes. Digamos que vou usufruindo (por tabela) de uma cooperativa informal e inter regional  em que a condição de participação é a Amizade. O meu contributo passa pelo respeito e imensa gratidão por todos. Vamos lá ver, se precisarem de alguma ajuda, eu vou lá ! :)
 Quem  pode exemplificar melhor isto é a Sandra que é um membro mais antigo e ativo. :)) Se estivessemos num ambiente de biologia, diriamos que  eu teria uma relação de comensalismo com a cooperativa. Raquel, desculpa se estou a cometer um erro. :)
Bom, parti a casca das amêndoas ( que me deu um gozo danado!), num tacho misturei um copo de amêndoas, um copo de açúcar, um copo de água e levei a ferver. Quanto começou a borbulhar, reduzi o bico para o mínimo até a água secar e o açúcar começar a arear, logo depois aumentei o bico para o máximo (muito pouco tempo) e desliguei. Coloquei-as em cima de papel vegetal para arrefecerem.
Não custa nada, no entanto tentei fazer o mesmo com avelãs e não me correu muito bem. O açúcar caramelizou porque não tive muita paciência para esperar com o bico no mínimo. Mas  não desistam da ideia de tentar porque já o fiz noutros anos e deu certo.
Beijinhos,
Sílvia

4 comentários:

ei! kumpel disse...

Hum, agora fiquei cheia de saudades de comer amêndoas dessas! E as fotografias estão tão bonitas :)

margarida

Trabalho a 4 mãos disse...

Margarida vai num instante buscar açucar e uma mão cheia de amêndoas porque estas fazem-se rápido. Daqui a um bocado já as estás a trincar :))
Sílvia

Trabalho a 4 mãos disse...

Estas já eram as melhores amêndoas do mundo, assim devem ser são as menhores amêndoas com açucar do mundo.

Estou à espera da véspera do dia de páscoa para experimentar, caso contrário não chegarão lá :))
Sandra

Raquel Úria disse...

Acho que também só vou experimentar na véspera da Páscoa, a ver se sobrevivem até ao dia! :)