O que torna o meu cheesecake muito especial é a cobertura de frutos vermelhos, um doce caseiro que preparo no Verão, com uma mistura de morangos, framboesas, amoras, mirtilos, uvas espin e groselhas, tudo cuidadosamente colhido da grande horta dos pais e do tio V., que é o grande forneceder de morangos de toda a familia. Faço vários frascos que vou gastando ao longo do ano, também o uso diluído no panacotta que também faz sucesso.
A receita base é do José Avillez, como não a encontro na internet, nem sei de onde a tirei, aqui vai:
. 2 embalagens de queijo Philadelphia
. 200g de açucar
. 500ml de natas
. 6 folhas de gelatina
. 1 pacote de bolacha maria
. 180g de manteiga sem sal
. 200g de compota de framboesa (uso o meu doce caseiro)
. 10g de gengibre ralado (eu não ponho)
Deixa-se a manteiga à temperatura ambiente. Pica-se a bolacha com uma faca e mistura-se o gengibre e a manteiga. Põem-se o preparado numa forma a espalha-se com as mãos, fazendo uma camada de 3mm de espessura. Vai ao forno pré aquecido a 160ºC, para secar ligeiramente, retira-se e deixa-se arrefecer.
Leva-se ao lume uma embalagem de queijo com o açucar, mexendo bem, quando o açucar estiver derretido, adicionam-se as folhas de gelatina demolhadas e espremidas, mexendo sempre. Retira-se do lume e junta-se a 2ª embalagem de queijo, mexendo sempre. Por último adicionam-se as natas batidas e vai ao frigorífico.
Antes de servir decora-se com a compota.
Acho que é uma boa sugestão para o dia dos namorados, se forem apenas dois, reduzam para metade a receita, caso contrário ficam com sobremesa para 2 semanas, porque esta receita faz um cheesecake bem grande.
Sandra
8 comentários:
No teu caso peço-te!faz a receita toda e depois manda-me uma mensagem a dizer que estás à minha porta para me entregar uma coisa.
O problema é que quando te levo uma coisa, trago duas!!
Prima,
Para evitar o "trago duas", vens cá a casa trazer, pões no chão ao pé da porta, tocas à campaínha, e foges...
Combinado?
JG
É quase tortura olhar para este cheesecake e ter de imaginar o aroma a morango e frutos vermelhos. Tortura!
Ah, já para não falar do tecido por baixo da KitchenAid que adoro. Coisa mais bonita!
Sim Raquel, a cobertura faz mesmo a diferença, o tecido é uma espécie de runner muito antigo que me foi oferecido (e com ele vieram mais uma preciosidades) este Natal e que adoro.
Primo;
Combinadissímo...
Tás à espera de que??? rápido!
Ei! que festa é esta? eu disse primeiro e isso vale mais do que laços familiares. Entendam-se mas eu também quero antes que o frasquinho de doce acabe :DD
Sílvia
Enviar um comentário